terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Cuidados que deve ter com sua alimenção


Cuidados básicos com a alimentação
Garanta ao seu filho uma vida saudável observando algumas regras simples.
Alimentos frescos são importantes para uma boa alimentação. O cuidado para que a comida não embolore nem se estrague reduz os desperdícios. Medidas para evitar que os alimentos se contaminem com bactérias tóxicas também reduzem as perdas e as doenças. Micróbios de alimentos deteriorados, tais como bactérias e fungos, além de provocar a redução do valor nutritivo podem causar doenças.
Os sintomas de intoxicação alimentar normalmente incluem náuseas, vômitos, dores abdominais, diarréia e febre, apesar de todos esses sintomas não ocorrerem em todos os casos. Os sintomas variam conforme a causa. Começam normalmente entre 1 e 36 horas após a ingestão do alimento e podem durar alguns dias. O risco de intoxicação alimentar e as perdas por alimentos contaminados podem ser muito reduzidos observando-se algumas regras básicas. Estas regras deverão ser utilizadas na eliminação das bactérias e fungos, impedindo seu crescimento em número e sua disseminação por toque. É preciso segui-las em todas as fases de preparação dos alimentos, armazenamento, venda e consumo, pois previnem a deterioração dos alimentos e o desperdício.
Adequado Acondicionamento e Manuseamento dos Alimentos

A fim de garantir alimentos adequados à alimentação, é importante observar as seguintes regras:
* Mantenha os recipientes e locais limpos, secos e arejados.
* Não armazene os alimentos em recipientes que foram utilizados para outros propósitos.
* É importante não armazenar alimentos em recipientes previamente utilizados com produtos químicos.
Durante o armazenamento, mantenha os alimentos cobertos e à distância de produtos químicos como inseticidas e detergentes. Antes de preparar a comida, certifique-se de que os locais onde os alimentos são preparados, bem como todos os frascos, panelas e instrumentos (como facas, garfos e colheres) estejam limpos. Após a preparação devem ser lavados de novo. Lave muito bem as frutas e os vegetais em água corrente antes de prepará-los para o cozimento; se forem consumidos de imediato, sobretudo, é indispensável lavá-los em água limpa. Quando for lavar recipientes, frascos, panelas e utensílios como facas, garfos e colheres, use, sempre que possível, água quente com sabão ou detergente, e depois enxágüe em água limpa. Use várias águas para lavar e enxaguar. Investigue e certifique-se de que a água utilizada para cozinhar e lavar provém de uma fonte de água fresca e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário